O que é a gamificação e como ela ajuda no atendimento e fidelização de clientes?

Não é novidade que os consumidores estão cada vez mais exigentes em seus processos de compra, o que torna mais difícil para as empresas manterem sua carteira de clientes ativa e fidelizada. Por esse motivo, é importante saber o que é gamificação e como usar essa prática de forma eficiente.

No ponto de venda, a gamificação é uma das principais aliadas do varejista. Isso porque pode ser utilizada para otimizar o atendimento ao cliente, oferecendo benefícios e motivos para que eles mantenham um relacionamento próximo com a marca, retornando para novas transações.

Pensando nisso, apresentamos neste artigo o que é gamificação e como essa prática contribui para melhorar o relacionamento com seus clientes e otimizar seus resultados de negócio. Leia até o final para conferir!

Afinal, o que é gamificação?

A gamificação, ou gamification (em inglês), consiste na prática de adotar elementos de jogos em outros processos e atividades com o objetivo de engajar pessoas e otimizar resultados, levando a comportamentos específicos, esperados pela empresa ou organização.

Assim, ela pode ser utilizada para diversos fins, inclusive pelo varejo para otimizar seu relacionamento com clientes e fazer com que eles se sintam engajados com a marca.

Como ela impacta no atendimento e fidelização do cliente?

A gamificação é uma importante aliada dos varejistas. Seu uso permite oferecer aos consumidores uma experiência de compra mais interessante, incentivando a criação de um relacionamento de longo prazo com o estabelecimento, ou seja, construindo fidelização.

Para isso, é preciso identificar quais elementos de jogos são interessantes e impactam as atitudes de seus consumidores. Um exemplo disso são os estabelecimentos que oferecem programas de fidelidade, incentivando o consumidor a voltar ao local para coletar pontos e usá-los para trocar por benefícios e recompensas — assim como muitos jogos fazem.

De forma geral, é preciso criar desafios e oferecer incentivos para que os clientes sempre retornem ao local. Assim, a experiência é sempre uma novidade e o consumidor se sente mais motivado a permanecer no relacionamento.

Quais ferramentas podem ser usadas para isso?

Para usar a gamificação em sua estratégia de relacionamento com os clientes, é possível adotar diferentes ferramentas que utilizam a técnica em suas funcionalidades. Abaixo, apresentamos as principais delas. Confira!

Pontos

Os programas de fidelidade são usados para incentivar a recompra e retorno do cliente ao estabelecimento. Nele, o participante adquire pontos que podem ser trocados por prêmios e recompensas, assim, cria-se um desafio para que ele consiga alcançar uma pontuação específica para ganhar o benefício.

Cashback

O modelo cashback é outro formato que oferece um benefício como retorno para as transações realizadas pelo cliente no comércio. Nesse caso, não é necessário atingir uma quantidade mínima, o consumidor recebe um percentual monetário de volta em cada compra, o que é visto como uma grande vantagem.

Clube de benefícios

O clube de benefícios é um modelo de fidelização utilizado para incentivar que o cliente mantenha suas compras com os mesmos varejistas para que possam juntar valores e fazer sua troca em benefícios diversos, não apenas na empresa. Para isso, é preciso contar com um parceiro especializado no assunto.

Fica evidente que a gamificação é uma prática importante para garantir aos clientes mais vantagens em seu processo de compra, bem como criar elementos que os motivam a retornar e fazer novas transações com a marca.

Gostou de saber o que é gamificação e como ela pode ser usada para otimizar os resultados do seu negócio? Então, nos siga nas redes sociais para receber mais conteúdos como este na sua timeline. Estamos no FacebookInstagramLinkedInYouTube e Twitter!

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